Doces Sofisticados

Doces Sofisticados
Doces Sofisticados

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Os doces e seus mistérios – Parte 01 (Brigadeiro)

Mitos do Brigadeiro

O "brigadeiro" é um docinho de festa muito apreciado em todo o Brasil, particularmente nas áreas mais urbanas. Foi logo denominado como um doce indispensável em qualquer festa, seja adulta ou infantil, simplesmente por seu gosto inconfundível! Muitas são as histórias e lendas do surgimento dessa “maravilha”, mas não vamos se prender a isso, estamos hoje aqui, para tratar de como se sair bem produzindo brigadeiros, tanto pra comer em casa com a família, quanto fazer pra festas, etc.

Brigadeiro Tradicional

Os brigadeiros atualmente vem se retratando a cada dia mais, sempre trazendo novidades e sabores para quem degusta. Recheados, trufados, em tubos, e vários outros sabores e modelos, eles vem surpreendendo e encantando a todos: 

Brigadeiro Trufado

Brigadeiro com morango
Brigadeiro de Colher

Brigadeiro em tubo personalizado


Sempre me perguntam, qual o segredo do meu brigadeiro ficar tão macio e elástico (tipo um chiclete). A resposta é muito simples! Só é mexer bem e não deixar passar do ponto, isso fará com que o brigadeiro não fique com pedaços queimados e tenha uma ótima aparência! Muitas vezes, o brigadeiro sai muito mole (não tinha chegado ao ponto ainda), muito duro (passou do ponto), com gosto não muito original (achocolatado ou margarina em demasio, deixando-o oleoso) entre outros motivos.

Brigadeiro Tradicional


















Brigadeiro Tradicional





Vamos fazer seu brigadeiro ser um sucesso? Fiquem atentos a receita!

1 lata de leite condensado
1 colher (rasa) de margarina
5 colheres (sopa) de achocolatado (se preferir chocolate em pó, diminua pra 3 colheres)
1 xícara de chocolate granulado (de preferência forneáveis, pois os macios não dão um bom acabamento ao brigadeiro sem falar no gosto)
Caixotinhas e fundo decorado para acomodar os brigadeiros prontos



Adicione leite condensado, a margarina e o achocolatado numa panela e vá mexendo em fogo médio, com uma colher de plástico ou de pau. NUNCA DEIXE DE MEXER E VÁ FAZER OUTRA COISA. Mexa sempre, com vontade e amor, até engrossar e fique atento ao ponto de papa (não muito mole), ou enquanto estiver desprendendo da colher!




Dado o ponto, despeje em um prato (não precisa untar com margarina) e espere esfriar. Quando frio, faça as bolas em tamanho desejado, com as mãos untadas com água (isso mesmo, com água), e passe pelo granulado; acomode nas caixotinhas e no fundo decorado!






Seguindo todas essas dicas você terá um maravilhoso brigadeiro! Se quiser decore a vontade!



Pronto? Aprendeu agora como se faz um brigadeiro de qualidade? Agora é só testar e se deliciar!! Até a proxima dica da coleção: “Os doces e seus mistérios”.


Wellington Rocha


Um comentário: